Estado de SP tem dia de extremos: capital enfrenta temporais e interior é 'engolido' por nuvem de poeira
23/09/2025
(Foto: Reprodução) Tempestade de poeira atinge cidades no interior de SP
A segunda-feira (22) foi marcada por fenômenos climáticos extremos em diferentes regiões do estado de São Paulo. Na capital e na Grande SP, o temporal fez o céu escurecer no meio da tarde, derrubou árvores e causou transtornos em aeroportos e estações de trem. No interior, a ventania levantou uma nuvem de poeira que causou estragos em diversas cidades.
Segundo a Defesa Civil, o fenômeno registrado no interior é resultado da combinação entre uma intensa massa de ar seco, que atuou nos últimos dias, e a chegada de sistemas meteorológicos mais ativos, como frentes frias. O solo ressecado ficou vulnerável, e a poeira em suspensão deu origem à tempestade de areia.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Esse tipo de ocorrência é difícil de ser detectado por imagens de satélite, segundo o órgão. Em escala estadual, o monitoramento é um desafio, e os eventos podem surgir de forma repentina, especialmente em áreas com pouca vegetação e clima seco.
Em Lençóis Paulista, os ventos chegaram a 86 km/h. Árvores, postes e estruturas metálicas foram derrubadas. Cerca de 20 mil residências ficaram sem energia, e houve falta de água em alguns bairros devido à paralisação no bombeamento.
Em Araçatuba, duas caixas d’água foram arrancadas de um prédio em construção. Uma van da Secretaria de Saúde de Alto Alegre tombou às margens da rodovia SP-463 por causa das rajadas de vento. A prefeitura suspendeu o expediente no Paço Municipal por falta de energia elétrica.
Tempestade de areia x alagamentos em SP
Reprodução/Redes sociais
Botucatu também registrou estragos. Um reservatório metálico caiu sobre um poste e quase atingiu comércios. Em Fernandópolis, parte do forro de uma sala de aula cedeu durante a chuva com ventania. Os alunos foram realocados e ninguém se feriu.
Em Catanduva, foram registradas 27 quedas de árvores e a derrubada de um outdoor. Houve interrupção temporária no fornecimento de energia elétrica. Já em São José do Rio Preto, o Corpo de Bombeiros atendeu 11 ocorrências de árvores caídas.
Temporal transforma dia em noite na capital paulista
Na capital, o temporal começou por volta das 14h e fez o “dia virar noite”. Imagens mostram uma nuvem de chuva avançando rapidamente sobre prédios na Zona Oeste. A visibilidade foi encoberta em segundos, e o céu ficou cinza escuro.
Chuva e rajadas de vento provocam alagamentos em SP
O Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, teve o saguão alagado próximo ao portão 4. A Aena, responsável pela gestão, informou que o terminal opera normalmente, mas houve cancelamentos e voos alternados por causa das condições meteorológicas.
Parte do teto da Estação Brás, da CPTM, no Centro de São Paulo, desabou. A estação é um dos principais pontos de integração entre Metrô e trem. Nas imagens, é possível ver água da chuva caindo no saguão e o chão completamente molhado.
A Enel informou que cerca de 900 mil imóveis ficaram sem energia elétrica na Grande São Paulo. Houve queda de árvores na Avenida Paulista e em outros bairros da capital. Mansões foram destelhadas e estruturas metálicas foram danificadas.
O alerta da Defesa Civil foi classificado como “severo” e enviado por SMS para celulares na área de risco. A mensagem orientava os moradores a se abrigarem e alertava para o risco de queda de árvores e destelhamentos.
Alerta da Defesa Civil emitido nesta segunda-feira (22).
Reprodução
Especialistas ouvidos pelo g1 apontam que eventos extremos como os registrados nesta segunda-feira devem se tornar mais frequentes em São Paulo. Segundo estudos citados em reportagens do portal, o estado pode enfrentar até 6°C de aumento na temperatura até 2050, com mais dias de calor intenso e chuvas severas, agravadas pela urbanização acelerada e pela impermeabilização do solo.
Restaurante sem energia elétrica na Rua Teodoro Sampaio, em Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo, em 13/10/2024.
WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO
Coluna de poeira se forma durante tempestade de areia em Lençóis Paulista
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região